Lição 07: Como Construir Boas Amizades | 4° Trimestre de 2022 | EBD – Adolescentes

  EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2022 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 07: Como Construir Boas Amizades

LEITURA BÍBLICA

Salmos 1.1-3 Provérbios 13.20

A MENSAGEM

“O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão.” Provérbios 17.17

DEVOCIONAL

Segunda >> Pv 27.5,6
Terça >> Ec 4.9,10
Quarta >> Pv 18.24
Quinta >> Pv 22.24,25
Sexta >> 1 Co 15.33
Sábado >> Jo 15.15

OBJETIVOS

REFLETIR sobre a importância de construir boas amizades;
EXPLICAR os perigos de ter amizades com pessoas que não seguem os valores cristãos;


APONTAR as características esperadas em um bom amigo.

EI PROFESSOR!

Você tem muitos amigos? Quem são os amigos que fizeram a diferença em sua vida?
Após o amadurecimento, percebemos claramente quem são as pessoas que podemos chamar de amigos. Nós aprendemos a diferenciá-los dos conhecidos e dos colegas. Amigos de verdade são uma benção de Deus. Eles nos fortalecem quando estamos desanimados, nos advertem quando estamos cometendo um erro, nos confortam quando estamos tristes e celebram as nossas alegrias. Enquanto estiver preparando essa lição, lembre-se dos seus próprios amigos e separe um tempo para orar por eles. Mostre aos seus alunos o valor de uma amizade verdadeira compartilhando seus exemplos pessoais.

PONTO DE PARTIDA

A construção de amizades é um tema fundamental na adolescência. Ter um círculo de convivência e confiança é indispensável para o desenvolvimento afetivo, emocional e intelectual do adolescente. Nesta lição vamos ensinar os princípios bíblicos para a construção de uma amizade saudável, alertar aos alunos quanto ao poder da influência entre os amigos e ensinar quanto aos limites que precisamos estabelecer para ela. Um amigo pode abençoar ou atrapalhar a vida do adolescente. Isto é, depende do tipo de conselhos, convites e hábitos, esse amigo pode agregar valor ou não. Para iniciar a reflexão sobre esse assunto, leia com seus alunos a seção “Vamos Descobrir” e motive-os a responder às questões apresentadas no texto.

VAMOS DESCOBRIR

Quantos amigos você tem? Poucos ou muitos? Você considera que os contatos das redes sociais são amigos? Nesta lição, vamos conversar sobre o valor das amizades verdadeiras. Também vamos apontar questões importantes sobre a convivência entre amigos. Veremos o que a Bíblia fala sobre as amizades. Vamos lá?!

HORA DE APRENDER

Nas redes sociais, em algumas plataformas, basta apenas aceitar a solicitação de contato para fazer “uma amizade”. Mas, na prática, você já parou para pensar como você seleciona suas amizades? Na vida, você terá que fazer escolhas importantes e a seleção dos amigos é uma delas. Ei! Acredite nisto: a qualidade das suas amizades pode comprometer o seu futuro ou ampliar seus horizontes.

I- A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE

Ter amigos é algo muito especial. O ser humano foi criado como um ser relacional, isto é, com a capacidade e a necessidade de conviver com outras pessoas. A presença de bons amigos faz muita diferença na vida de alguém. A Bíblia diz: “É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais” (Ec 4.9). E ainda: “[…] um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão” (Pv 18.24). A solidão não é um caminho saudável. Cada pessoa deve construir boas amizades. Em todas as fases da vida, ter bons amigos fará toda a diferença. Nos momentos de alegria, os amigos verdadeiros celebram (Rm 12.15). E nas fases difíceis, os amigos estendem a mão para ajudar (Ec 4.10). Vale ressaltar que nossas amizades têm acesso ao nosso coração. E, com ou sem intenção, acabam influenciando as nossas decisões. Por isso, temos de escolher nossas amizades corretamente. Precisamos avaliar e filtrar a influência das amizades em nossa vida (Pv 13.20)

I- AUXÍLIO DEVOCIONAL

“Já ouviu [o ditado] ‘cada qual com seu igual’? Aqui está a verdade nisso. Você nunca vê as águias voando com os par dais. Quando você está decidindo com quem fazer amizades, está tomando uma decisão incrivelmente importante. Sua escolha refletirá em você. Você não vai escolher alguém que odeia. A sua preferência será alguém que compartilhe interesses comuns, que goste da sua companhia e afirme você. A pessoa ecoa quem você é de certo modo […). Se você não xinga palavrão, nem bebe, não ia querer se tornar o melhor amigo de pessoas que agem assim. Aí precisa de uma base mais profunda. Quando você se torna íntimo de pessoas que não compartilham seus valores, há sempre o perigo de outros fingirem que você gosta deles [dos mesmos valores]” (SHELLENBERGER, S. #Pronto! Cresci! E agora? Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p.76).

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE

ESBOÇO DE PREGAÇÃO 

Comentários