Lição 03: Panorama do Evangelho de Mateus | 2° Trimestre De 2021 | BETEL – JOVENS

  EBD | 2° Trimestre De 2021 – Editora Betel Jovens | Tema: Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 03: Panorama do Evangelho de Mateus

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Conhecer sobre o autor do Evangelho;
Entender o contexto e propósito de Mateus;
Enumerar os eixos temáticos de Mateus.

Texto de Referência:

 Mateus: 9.9-13

 VERSÍCULO DO DIA

“Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus Conosco”. Mt 1.23

VERDADE APLICADA

O Evangelho de Mateus apresenta Jesus como Messias prometido no Antigo Testamento.

MOMENTO DE ORAÇÃO

Oremos a fim de que povos e nações reconheçam Jesus como Rei dos Reis, o soberano de toda a História. 

LEITURA SEMANAL

Segunda: Mt 1.21 O nome do Salvador será Jesus.
Terça: Mt 16.16 Jesus é o Cristo, Filho do Deus vivo.
Quarta: Mt 7.29 Jesus ensinava com autoridade.
Quinta: Mt 12.1-8 Jesus como Senhor do sábado.
Sexta: Mt 26.15 Jesus vendido por moedas de prata.
Sábado: Mt 28.18 Jesus tem todo o poder.

INTRODUÇÃO

O Evangelho de Mateus nos convida a entender a validade das profecias messiânicas, pois em todos os acontecimentos na trajetória de Jesus percebemos o cumprimento das profecias em mínimos detalhes.

Ponto Chave

“O Evangelho de Mateus revela o Messias profetizado pelos profetas”.

1. O CONCEITO MESSIÂNICO NO ANTIGO TESTAMENTO

No Antigo Testamento, encontramos as profecias que formam o perfil do Messias, falando sobre Seu ofício, Seu nascimento, nome, ministério e a abrangência de Seu Reino. No Evangelho de Mateus vemos Jesus como Rei, aquele cujo Reino será eterno.

1.1. Jesus como a semente da mulher. A primeira profecia, onde começa a se desenrolar todo o fio messiânico nas Escrituras, está registrado em Gênesis 3.15; passagem esta que fala claramente sobre a semente da mulher que feriria a cabeça da serpente. Mais tarde, o profeta Isaías, vaticina que o Messias viria de uma virgem (7.14). Jesus entra na História através do ventre de Maria, tornando-se um homem com todas as características inerentes ao ser humano. Mateus registra e conecta o nascimento de Jesus com a profecia (Mt 1.22-23). Esse evento é uma evidência de que Jesus era homem também.

1.2. Jesus, o rei do trono de Davi. Encontramos nos Salmos uma alusão ao Pacto de Deus com Davi sobre a permanência de sua descendência no trono (89.3-4). O profeta Jeremias chega a profetizar sobre o rebento de Davi (33.14-15). Quando Jesus nasce, surge a esperança do rei libertador que voltaria a reinar sobre o seu povo. Sabemos, pelas Escrituras, que o Reino de Cristo será universal (Sl 72.8), e que as bases do seu trono são justiça e juízo (Sl 89.14).

Em Daniel 2.44, está registrada uma profecia relatando que o Deus dos Céus levantará um Reino que não será jamais destruído, e este Reino não passará para outro povo. A interpretação desta profecia fala claramente sobre o Reino que será estabelecido por Cristo quando vier com poder e grande glória para estabelecer seu Reino para sempre.

 Refletindo

“O maior erro dos discípulos de Jesus foi achar que seu Reino era terreno e temporal”. (Sidlow Baxter)

2. A EXPECTATIVA DO REI PARA OS JUDEUS

Após o período de independência nacional com o período dos Macabeus (164 a 65 a.C.), os judeus, agora, estavam sob o regime de Roma. Neste ambiente conflituoso, houve a esperança de que o Messias vinha para livrá-los do julgo do império romano, sendo assim, um Messias político.

2.1. O Messias no Judaísmo. A expressão Messias significa “ungido”, pois faz alusão ao rei de Israel. Esta afirmativa é reforçada quando olhamos o período monárquico em que os reis eram considerados ungidos. Em Isaías 45.1, vemos um exemplo clássico disto quando Ciro é chamado de ungido. No cativeiro babilônico, a noção de messias ganha contornos escatológicos, porém, com a dominação grega e romana, o messias ficou limitado a um rei terreno e político.

Um dos maiores problemas é quando conceituamos Cristo a partir de nossa necessidade. Foi justamente isto que a teologia da prosperidade fez, criou-se um deus de Deus Senhor e Salvador. A Bíblia diz que Deus é o Senhor de toda a terra (1Cr 29.11). Mateus salienta que este Messias sentará no trono da Sua glória (Mt 25.31). Em Seu discurso, Jesus afirma que o Seu Reino não é deste mundo. No momento de Sua crucificação, encontramos uma inscrição colocada em Sua cruz, que dizia: JESUS, REI DOS JUDEUS (Mt 27.37). Embora no presente momento, o Reino seja espiritual, retenhamos a certeza de que um dia ele será real e eterno.

2.2. Quem era Jesus? Mateus, em seu relato, mostra um momento em que Cristo interroga os Seus discípulos sobre a verdadeira identidade do Cristo (16.13-17). Esta pergunta é feita depois de três anos andando com seus discípulos; e é impressionante que, se não fosse uma ação reveladora de Deus, talvez os discípulos ficassem sem respostas. Precisamos nos policiar para não correr o risco de andar com Jesus e não saber de fato quem Ele é.

A fala de Pedro direcionada pelo Espírito de Deus é bastante enfática: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”, Mt 16.16. É, portanto, uma alusão clássica da deidade de Jesus, ou seja, Ele é o próprio Deus. No batismo de Jesus, encontramos o testemunho do próprio Pai, dizendo: “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo”, Mt 3.17. Jesus era o cumprimento cabal de todas as profecias messiânicas. Era o Rei dos judeus e se tornou o Salvador da humanidade.

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