EBD – Lição 04: Aprendendo a fazer boas escolhas | 4° Trimestre de 2022 | Adolescentes

  EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2022 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 04: Aprendendo a fazer boas escolhas

LEITURA BÍBLICA

Romanos 2.6-8 | Gálatas 6.7

A MENSAGEM

Decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia […]. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor.” Josué 24.15

DEVOCIONAL

Segunda >> Gn 3.1-7
Terça >> Dt 30.19
Quarta >> Sl 119.30-35
Quinta >> Pv 1.28-33
Sexta >> Rm 6.22 23
Sábado >> Tg 4.7

OBJETIVOS

DEFINIR o que é o livre-arbítrio
CONSCIENTIZAR os adolescentes sobre a autorresponsabilidade de cada um
CONDUZIR os alunos à maturidade cristã.

EI PROFESSOR!

Os adolescentes estão em uma fase de transição, isto é, em poucos anos eles serão adultos. Perante a Lei, eles serão totalmente responsáveis por suas atitudes. Assim, torna-se urgente a compreensão de que o crescimento também exige o desenvolvimento da maturidade e do senso de responsabilidade. Nesta lição vamos despertar os adolescentes para uma verdade bíblica: diante de Deus, eles já são responsáveis por suas escolhas e comportamento. Eles precisam compreender que Deus deu o livre-arbítrio para cada um deles. E que toda a decisão tomada hoje, precisa ser administrada amanhã. Prepare esta aula tendo esses princípios em perspectiva.

PONTO DE PARTIDA

Essa lição é fundamental para esclarecermos aspectos doutrinários acerca da nossa fé. O livre arbítrio é um deles. Conduza seus alunos ao entendimento de que eles têm direito de fazer suas próprias escolhas, contudo, como servos do Deus altíssimo, devem buscar conhecer e seguir a vontade dEle. Logo no início da aula, apresente para a classe a definição de livre-arbítrio: “Liberdade de escolha; capacidade que possui o ser humano de pensar, ou agir, tendo como única motivação a sua vontade” (ANDRADE, C. C. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.256). Explique também que o reconhecimento do livre-arbítrio faz parte do processo de amadurecimento de toda pessoa.

VAMOS DESCOBRIR

É muito bom crescer e poder começar a fazer as nossas próprias escolhas. Na adolescência temos um pouco mais de autonomia do que havia na infância. E, inevitavelmente, enfrentamos situações que exigem decisões. E nem sempre nossos pais estão juntos para nos ajudar a escolher. Nessas situações, precisamos fazer boas escolhas. Hoje aprenderemos mais sobre isso.

Hora de Aprender
I – LIVRE-ARBÍTRIO, UM PRESENTE DE DEUS

Você já ouviu falar em livre-arbítrio? O termo, segundo o dicionário, é a “possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade”. Sobre esse conceito, a Declaração de Fé das Assembleias de Deus, diz: “Cremos, professamos e ensinamos que o homem é uma criação de Deus. dotado por Deus de livre-arbítrio, ou seja, com liberdade de escolher entre o bem e o mal” (CPAD, p.77). Ou seja, o ser humano tem liberdade para fazer suas escolhas. A questão do livre-arbítrio já aparece no início da Bíblia. Quando Deus forma o homem e o coloca no jardim do Éden Ele dá uma ordem: não comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.16,17). Adão e Eva tinham liberdade para escolher obedecer a Deus ou não. E eles escolheram pecar contra Deus (Gn 3,6) E depois tiveram que lidar com as consequências da sua escolha (Gn 3.7. 16-19, 23).

Por meio do livre-arbítrio temos a possibilidade de escolher ser fiéis a Deus ou não (Dt 30.19). É baseado nessa premissa que, em certa ocasião Josué convocou o povo de Israel a tomar uma decisão. Ele estava encerrando sua atuação como líder do povo de Israel e falou seriamente à nação, dizendo que cada um teria que escolher se iria servir a Deus ou se iria se corromper e praticar a idolatria, adorando as diversas falsos deuses dos povos vizinhos Entretanto, Josué deixou claro que ele e toda sua família iriam servir ao Senhor (Js 24.15). E o povo de Israel respondeu que iria servir e adorar apenas a Deus (Js 24.16.22).

De igual modo, cada cristão tem o livre-arbítrio (1 Co 6.12) Independente da tradição religiosa da sua família, você também precisa fazer uma escolha diante de Deus Cada pessoa precisa decidir-se quanto à fé em Cristo (Jo 14.6). É necessário que cada um confesse seus pecados diante de Cristo e aceite como único e suficiente Salvador (Rm 10.9) De todas as decisões que você terá que tomar na vida, essa é certamente a mais importante de todas (Sl 119.30). Sim é uma escolha individual, porque seus pais não podem fazê-la por você (At 4.121. Hoje, nesta aula você tem a oportunidade de tomar a decisão mais importante de sua vida (At 16.31)

I- AUXÍLIO TEOLÓGICO

Como devemos entender a liberdade de escolha do ser humano?
“A liberdade da vontade humana é reconhecida na Bíblia, embora não seja discutida filosoficamente. Ela assevera a habilidade de escolher entre duas ou mais alternativas sem uma compulsão externa. O homem pode, a qualquer momento, decidir aceitar ou rejeitar a alternativa que aquele momento oferece, mas ele não pode escolher evitar as consequências de sua escolha (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p1157)

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE

ESBOÇO DE PREGAÇÃO 

Comentários