BETEL JOVENS | 2° Trimestre De 2021 | Lição 02: Panorama dos Sinóticos

  EBD | 2° Trimestre De 2021 – Editora Betel Jovens | Tema: Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 02:  Panorama dos Sinóticos  

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Estudar os Evangelhos Sinóticos;
Mostrar o objetivo e o contexto de cada Sinótico;
Evidenciar a Cristologia em Mateus, Marcos e Lucas.

Texto de Referência:

Lucas 2.1-7

 VERSÍCULO DO DIA

“E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas”. Mc 1.22

 VERDADE APLICADA

A harmonia existente entre os Evangelhos é percebida nos pormenores acerca de Cristo.

 MOMENTO DE ORAÇÃO

Oremos para que o conhecimento bíblico venha nos levar a experienciar mais Jesus em nosso cotidiano.

 LEITURA SEMANAL

SEG | Mc 2.28 – Jesus como Senhor do Sábado.
TER Mt 22. 41-46 – Jesus Cristo, filho de Davi.
QUA | Lc 2.40 – Jesus crescia em graça.
QUI | Mc 5.7 – Jesus, Filho do Deus Altíssimo.
SEX | Lc 5.17 – A virtude de Deus estava sobre Jesus.
SÁB | Mt 8.26 – Jesus tem poder sobre as tempestades.

INTRODUÇÃO

Para a compreensão dos Sinóticos é de suma importância entender o contexto e o objetivo de cada um dos evangelistas em suas respectivas narrativas, para que possamos perceber a grandeza da revelação vista em prismas diferentes.

Ponto Chave

“A biografia de Jesus é a temática central nos sinóticos”.

1. ESTUDANDO O EVANGELHO DE MATEUS

Sabemos que Mateus era cobrador de impostos, que Jesus o chamou para ser um de Seus doze discípulos (Mt 9.9-13). Portanto, o autor conviveu com Cristo, sendo assim, testemunha ocular de muitos fatos de sua narrativa.

1.1. Data e Propósito de Mateus. A data aproximada de sua escrita é 58 a 68 d.C, momento este de muitas perseguições e de tensões cristãs e judaicas. Considerando tais momentos, Mateus escreve objetivando mostrar Jesus não apenas como Messias, mas como Filho de Davi, ou seja, aquele para quem a palavra alude sobre a sucessão do trono de Davi (Is 9.7). Ao lincar os eventos de Cristo com as passagens do Antigo Testamento, Mateus não somente mostra Cristo como cumprimento messiânico, mas também ajuda os cristãos em sua defesa no embate com o judaísmo do primeiro século da época cristã.

1.2. O Conteúdo de Mateus. O Evangelho de Mateus mostra de forma detalhada a genealogia de Cristo; evidencia sua linhagem à tribo de Judá, bem como os seus discursos a céu aberto, fazendo alusão à vida prática e a interpretação correta do Decálogo. Para corroborar Sua Messianidade, Mateus descreve cerca de 20 milagres, sendo o primeiro a cura de um leproso (Mt 8 1-4), evidenciando Jesus como o remédio para a lepra, uma das piores pragas do AT (Lv 13.44-46). A não ser no início e no final do Evangelho, Mateus não descreve eventos de forma cronológica, pois sua narrativa visa mostrar que Jesus é o Cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo (Ap 13.8).

Refletindo: “Os sinóticos revelam a harmonia dos Evangelhos ao relatar a biografia do Messias”. (Richard Hoover)

2. MARCOS E SEU EVANGELHO

Sabemos que o autor é João Marcos, que participou da primeira viagem missionária de Paulo, mas que desertou (At 13.13). Marcos não andou com Cristo, mas historiadores, como Eusébio, afirmam que Pedro foi a fonte para a escrita do Evangelho de Marcos, provavelmente quando conviveram no início da Igreja primitiva. Este Evangelho foi escrito em Roma.

2.1. Ocasião da escrita. A provável data da escrita deste Evangelho é 67 a 68 d.C., após o martírio do apóstolo Pedro. Este foi um dos piores momentos para os cristãos, pois as perseguições tornaram-se ferrenhas com a ascensão de Nero como Imperador. Diante deste cenário de morte e pavor constante na época dos primeiros cristãos, Marcos escreve com o intuito de encorajar os cristãos com o testemunho de Cristo, que mesmo diante de uma morte cruel e injusta, obteve vitória, sendo exaltado por Deus.

É necessário considerar também o objetivo evangelístico dos escritos de Marcos, pois visava alcançar pessoas que viviam fora da Palestina, e não conheciam de fato os eventos da vida, ministério e obra de Cristo, bem como o seu poder sobrenatural sobre as enfermidades (Mc 1.45).

2.2. A ênfase do Evangelho de Marcos. Algo interessante encontrado nesta narrativa é a expressão “imediatamente”, que aparece cerca de quarenta e duas vezes em dezesseis capítulos, mostrando um Cristo em constante movimento no exercício de Seu Ministério nas regiões da Galileia e Jerusalém. É possível computar dezoito milagres e cinco parábolas em seus escritos, reforçando a tônica do Evangelho da ação (Mc 6.56).

Marcos apresenta Jesus como servo. Em seu relato não encontramos nada sobre a genealogia e o nascimento de Jesus. Marcos cita pouco a lei e os costumes judaicos, reforçando a ideia de ter como destinatário os gentios, ampliando a ideia de um Evangelho universal, não circunscrito a um povo ou extensão geográfica. Ao relatar sobre a grande comissão, Marcos é categórico ao dizer: Ide por todo o mundo (Mc 16.15), revelando assim, que o alcance da obra de Cristo teria que ser mundial.

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