Lição 08: O Quinto Sinal – Jesus anda sobre o Mar | 1° Trimestre De 2022 | EBD – Jovens

 EBD | 1° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Tema: Jesus, o Filho de Deus – Os Sinais e Ensinos de Cristo no Evangelho de João | Escola Biblica Dominical | Lição 08: O Quinto Sinal – Jesus anda sobre o Mar

TEXTO PRINCIPAL

“E, tendo navegado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram Jesus andando sobre o mar e aproximando-se do barco, e temeram. Porém ele lhes disse: Sou eu; não temais.11 (Jo 6.19,20)

RESUMO DA LIÇÃO

Os discípulos se viram diante de uma situação frente a qual eram impotentes. Foi naquelas circunstâncias que Jesus se revelou a eles.

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA – Jo 6.18 Quando o mar se levanta
TERÇA – Jo 6.19 Medo em meio à adversidade
QUARTA – Jo 6.20 “Não temais”
QUINTA – Jo 6.24 Quando Jesus entra no barco
SEXTA – Sl 121.1,2 De onde vem o nosso socorro
SÁBADO – SI 121.7 Deus nos guarda

OBJETIVOS

APRESENTAR o quinto sinal narrado no Evangelho de João: Jesus anda sobre as águas;
COMPREENDER o processo da revelação de Jesus segundo João;
SABER como se deu o treinamento dos doze apóstolos de Jesus.

INTERAÇÃO

Prezado(a) professor(a), na lição deste domingo estudaremos o quinto sinal narrado pelo apóstolo João: Jesus anda sobre o mar. O capítulo 6 de João nos mostra que depois de alimentar a multidão faminta, os discípulos de Jesus entraram em um barco em direção a Cafarnaum. Contudo, eles foram surpreendidos por uma terrível tempestade, pois as tormentas eram comuns no mar da Galileia devido a sua localização. A tempestade causou muito medo nos discípulos e os deixou abalados, pois chegaram a pensar que Jesus era um “fantasma”. Em geral, as tormentas da vida mexem com as nossas emoções. Ficamos como os discípulos no barco, temerosos e o medo nos leva a vermos “fantasmas”. Não importa a tempestade que você ou quem sabe alguns de seus alunos estejam enfrentando, tenha confiança, pois Jesus também virá em seu socorro.

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ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor(a), depois de orar para iniciar a aula faça a seguinte pergunta aos seus alunos: “Quem é Jesus Cristo para você?” Ouça com atenção a todos os alunos e incentive a participação deles, pois a participação da turma torna a aula mais interativa. Infelizmente, muitos na atualidade, falam e até conhecem algo a respeito de Jesus Cristo. Muitas pessoas também buscam a Jesus somente esperando receber um milagre. Contudo, poucos são os que reconhecem a Jesus Cristo como o Cordeiro de Deus (1.29,36); o Messias (1.41,45); o Filho de Deus (1.34,49) e na verdade, ninguém menos que o próprio Deus (1.1-3). Ao ver Jesus caminhando sobre as águas, os discípulos pensaram ser um fantasma e não o Mestre, uma visão equivocada do Filho de Deus. Que venhamos ter uma visão correta a respeito de Jesus e que Ele seja visto como o nosso Salvador e Senhor.

TEXTO BÍBLICO

João 6.16-21
16 E, quando veio a tarde, os seus discípulos desceram para o mar.
17 E, entrando no barco, passaram o mar em direção a Cafarnaum; e era já escuro, e ainda Jesus não tinha chegado perto deles.
18 E o mar se levantou, porque um grande vento assoprava.
19 E, tendo navegado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram Jesus andando sobre o mar e aproximando-se do barco, e temeram.
20 Porém ele lhes disse: Sou eu; não temais.
21 Então, eles, de boa mente, o receberam no barco; e logo o barco chegou à terra para onde iam.

INTRODUÇÃO

Dentre os propósitos de Cristo em seu ministério, estava o treinamento dos discípulos, Isso acontecia através da criação de oportunidades que gerassem experiências de fé. Nesta lição refletiremos a esse respeito, considerando, inclusive, como é importante que reconheçamos nossa fragilidade diante do poder de Deus, que não encontra quaisquer limites ou barreiras. Na sequência do estudo dos sinais selecionados por João, esse se destaca como mais uma contundente demonstração de sua divindade: Jesus andando sobre as águas mostra seu poder como Criador, com absoluto controle sobre todas as coisas, incluindo a criação e seus fenômenos, como uma tempestade em alto mar. Por isso podemos ter segurança nEle em meio aos maiores perigos da vida.

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I – O MAR SE LEVANTOU

1. A cronologia dos fatos. Pela narrativa feita por João, Mateus e Marcos, entendemos que a travessia do mar da Galileia foi iniciada na tarde do mesmo dia da primeira multiplicação dos pães. De Tiberíades Jesus ordenou aos discípulos que navegassem para o outro lado do lago, em direção a Cafarnaum, enquanto Ele foi orar. A travessia demandava um tempo considerável, principalmente pelas condições primitivas das embarcações. Naquela tarde e noite os discípulos já haviam navegado “uns vinte e cinco ou trinta estádios” (Jo 6.19), ou seja uns 4,5 ou 5,4 km. Com ventos contrários, isso representava longas horas. Quando Jesus foi ao encontro dos discípulos já havia passado das 3h da manhã. Mateus registra que era já a quarta vigília da noite (Mt 14.25). Portanto, já estavam no mar havia aproximadamente 12h.

2. A impetuosidade das ondas. Os discípulos se viram diante de uma situação frente a qual eram totalmente impotentes. O mar da Galileia, por sua grande extensão (20 km) e ventos inesperados, sujeitava os navegantes a fortes tempestades. No caso dos discípulos, João conta que “um grande vento assoprava” (Jo 6.18). Conforme Mateus, o barco estava “açoitado pelas ondas” (Mt 14.24). Foi naquelas pavorosas circunstâncias que Jesus apareceu “andando sobre o mar” (Jo 6.19). O Mestre se revelou como soberano que, mesmo diante de qualquer tempestade, jamais perde o controle da situação, a ponto de andar sobre as águas. O quadro é justamente esse: do ponto de vista físico e humano, havia uma tragédia iminente; a instabilidade era reinante. Do ponto de vista divino, contudo, havia plena segurança e estabilidade. Jesus apareceu, soberano, andando sobre as águas.

3. Um fantasma? A relevância desse sinal também se vê na reação dos discípulos quando veem Jesus. Marcos registra que eles “pensaram que era um fantasma e deram grandes gritos” (Mc 6.49). É de se imaginar que os discípulos não cogitassem que Jesus fosse tão poderoso a ponto de andar sobre as águas, mesmo sendo autor dos milagres que já haviam testemunhado. Como poderia não ser afetado pela impetuosidade das ondas ou qualquer força da natureza? Eles ainda não tinham uma compreensão exata de sua divindade e poder. É de se imaginar também qual seria a origem da crença que expressaram, ao imaginarem que seria um fantasma. Isso não tinha relação alguma com toda a revelação escriturística já disponível aos judeus! Precisamos ter cuidado com todo tipo de crendice. Nossa compreensão das realidades espirituais deve ter sempre uma fonte única e segura: a Palavra de Deus.

PENSE! Mesmo fazendo a vontade de Deus somos sujeitos a enfrentar crises e dificuldades na vida.
PONTO IMPORTANTE! Os discípulos assombrados são um retrato da fragilidade humana.

SUBSÍDIO 1

Professor(a), abra a sua Bíblia e procure mostrar aos alunos o “quinto sinal” nos Evangelhos de Mateus e Marcos (Mt 14.22-33; Mc 6.45-52). Em seguida explique que “nos três relatos dos Evangelhos sobre este milagre, o de João é o que inclui menos detalhes. Ele expõe a ação com moderação, e exceto por uma breve menção do pavor dos discípulos, ele dá pouca ênfase a este evento. Mateus descreve o andar de Pedro sobre as águas, destacando também o momento em que lhe faltou a fé e começou a afundar. Marcos mencionou as dificuldades que foram criadas pelo vento e pelas ondas, bem como o fato de que quando os discípulos viram Jesus, Ele estava passando por eles. Os enfoques de Mateus e Marcos destacaram o milagre e seus efeitos sobre aqueles que participaram dele; João incluiu o milagre como sendo ainda outra indicação da verdadeira identidade de Jesus.” (Comentário do Novo Testamento. Aplicação Pessoal. Vol 1. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, P-521).

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II – O PROCESSO DA REVELAÇÃO DE JESUS

1. “Sou eu; não temais”. Quando os discípulos, assustados e com medo, pensaram estar diante de um “fantasma”, Jesus se identificou: “Sou eu; não temais” (Jo 6.20). João relata o momento em que o recebem no barco, mas Mateus dá uma informação precedente. Pedro manifestou dúvida se realmente era Jesus: “Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas” (Mt 14.28), Jesus o chama e ele, descendo do barco, começa andar sobre as águas. Sentindo o vento forte, teve medo e começa a afundar. Clama por Jesus, que lhe estende a mão e o segura (Mt 14.31).

2. Medo e dúvida. Jesus abordou os discípulos com uma palavra de ânimo, diante do pavor que enfrentavam. Pedro pôs em dúvida sua identidade e pediu uma prova exclusiva, de ordem pessoal Foi censurado por sua incredulidade. Aprendemos com isso que o reconhecimento de nossas fragilidades encontra conforto em Deus. Ele é nosso socorro bem presente na angústia (SL 46.1). O que não devemos fazer é duvidar de sua Palavra, como fez Pedro.

3. O perigo da apostasia. As Escrituras e a História nos mostram exemplos de pessoas que exigiram provas da existência de Deus e de seu poder, não como fruto da necessidade de conhecê-lo, mas como expressão de resistente incredulidade e orgulho. Uma das fases da tentação de Cristo foi quando o Diabo o instou para que se lançasse do pináculo do Templo, exigindo que o Pai ordenasse aos anjos que o livrasse (Mt 4.6). Disse-lhe Jesus: “Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus” (Mt 4.7).

SUBSÍDIO 2

Professor(a), leia novamente com os alunos o Texto Bíblico da Lição. Explique que a tempestade no mar “foi o cenário em que os discípulos aprenderam que a presença divina vem ao homem não somente na hora da adoração no lugar sagrado, mas nos momentos inesperados e de maior necessidade (cf. Hb 416). Jesus chegou dizendo Sou eu (literalmente, ‘Eu sou’): a divina presença está aqui: não tenham medo. ‘Então, eles, de boa mente, o receberam no barco; e logo o barco chegou à terra para onde iam’. Aqui está um bonito epílogo para todo o drama.” Diga aos alunos que é preciso confiar em Jesus em todo o tempo — na bonança e na tempestade. A nossa fé nEle não pode ser alterada pelas circunstâncias, pois não vivemos firmados no que vemos ou sentimos. (Adaptado de Comentário Bíblico Beacon Vol 7. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. p. 70.)

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