Lição 02 – Um Homem de Fé e Coragem | EBD Betel Adultos | 3° Trimestre De 2021

   EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 02 – Um Homem de Fé e Coragem

TEXTO ÁUREO

“Então disse: Não se chamarás mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.” Gênesis 32.28

VERDADE APLICADA

Após encontrar-se com Deus, o homem nunca mais é o mesmo, pois experimenta a vida abundante que somente Deus pode proporcionar.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Explicar o que motivou a rivalidade entre Esaú e Jacó.

Mostrar como Deus mudou o caráter de Jacó.

Realçar a necessidade de um relacionamento com Deus.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
GÊNESIS 25

  1. E estas são as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou a Isaque;
  2. E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu, por sua mulher.
  3. E Isaque orou instantemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.
  4. E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E se foi a perguntar ao Senhor.
  5. E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Gn 25.19-26 O nascimento de Esaú e Jacó.

TERÇA / Gn 25.27-34 Esaú vende sua primogenitura a Jacó.

QUARTA Gn 27 Rebeca e Jacó enganam Isaque.

QUINTA Gn 28 Isaque envia Jacó a Padã-Arã.

SEXTA / Gn 29.21-27 Labão engana Jacó.

SÁBADO / Gn 32.22-32 O encontro de Jacó com Deus.

HINOS SUGERIDOS 107, 126, 459

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore para que a juventude permaneça firme na fé.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1- A rivalidade de Esaú e Jacó
2- Uma nova etapa
3- O surgimento de uma nação
Conclusão

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 02 – Um Homem de Fé e Coragem

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021

INTRODUÇÃO

Para prosseguir na jornada da vida, é preciso ter fé em Deus, que tudo provê e nos faz descansar em Suas promessas; e submissão, para passarmos pelo processo de disciplina do Senhor e por Ele sermos moldados.

PONTO DE PARTIDA

Quem se encontra com Deus tem a vida mudada.

1- A Rivalidade de Esaú e Jacó

Isaque e Rebeca tiveram dois filhos: Esaú e Jacó [Gn 25.19-26]. Desde o ventre, um já lutava com o outro [Gn 25.22]. Conforme os anos se passaram, essa rivalidade só aumentou.

1.1. Uma revelação. Ao perceber que seus filhos lutavam entre si durante a gestação, e que isso a deixava inquieta, Rebeca consultou o Senhor para descobrir o que estava acontecendo. A resposta de Deus foi uma revelação sobre o surgimento de duas nações: “Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor” [Gn 25.23]. O primeiro a nascer foi Esaú. Logo após, saiu Jacó, com sua mão agarrada ao calcanhar do seu irmão [Gn 25.26]. A Bíblia não revela se Rebeca contou a Isaque o que ouviu do Senhor. Afirma apenas que, por causa das suas características naturais, Isaque amava a Esaú e Rebeca amava a Jacó [Gn 25.28].Subsídio do Professor: O que Deus revela para Rebeca é algo tremendo. Ele não diz os nomes dos filhos, apenas os chama de “nações”. Rebeca entende que Jacó nasce com um propósito todo especial [Gn 25.23]. Que bom seria se pudéssemos guardar tudo aquilo que Deus nos diz. Como esquecemos facilmente as promessas de Deus em dias de tempestade. Biblicamente, Esaú nunca foi a escolha divina. Se dependesse de Isaque, Jacó jamais ouviria de seus lábios a proclamação da bênção. No entanto, Deus é Soberano. Precisamos descansar em Suas promessas.1.2. O direito de primogenitura. Segundo David F. Payne, “da mesma forma que a escolha divina evitou Ismael para favorecer Isaque, agora o irmão gêmeo mais velho é inferior ao mais novo [Rm 9.6-13]”. No entanto, vale ressaltar que o próprio Esaú tomou a iniciativa de abrir mão do seu direito de primogenitura, ao vendê-lo por um guisado das lentilhas [Gn 25.29-34]. É um perigo desprezar a bênção de Deus para satisfazer um apetite passageiro, como nos alerta o escritor da epístola aos Hebreus [Hb 12.16].

Subsídio do Professor: Segundo D. L. Moody: “Com exceção do fruto proibido, nenhum outro alimento custou tão caro quanto esse cozinhado de lentilhas”. De acordo com William McDonald: “Como primogênito, Esaú tinha direito à porção dupla dos bens de seu pai. (…) Ele também se tornaria o chefe da tribo ou da família. Esses privilégios estavam relacionados ao “direito de primogenitura”, que, no caso de Esaú, ainda incluiria a honra de se tornar ancestral do Messias. (…)Deus não aprovou a atitude de Jacó, porém uma coisa ficou muito clara: Jacó valorizou o direito de primogenitura e o privilégio de participar da linhagem piedosa, enquanto Esaú preferiu satisfazer o apetite da carne em detrimento das bênçãos espirituais”. Precisamos aprender a valorizar as coisas espirituais. Aparentemente, Esaú pensou que aquele ato nada significaria. No entanto, a Escritura afirma que sua atitude foi profana [Hb 12.16].

1.3. A troca de papéis. Na sua primeira fase da vida, Jacó se revela um homem materialista, pois, além de comprar do seu irmão o direito da primogenitura, juntamente com sua mãe, que arquitetou todo o plano, engana a seu pai, Isaque, ao se passar por Esaú, para receber a bênção. Havia em Jacó o desejo de alcançar as promessas divinas, mas fez isso por meio da trapaça e da mentira [Gn 27.6-13, 20, 24]. É interessante observar os fatos: Esaú não valorizou a bênção e a desprezou; e Jacó, que queria a bênção, mas a obteve por meios ilícitos. Isso gerou conflitos e castigos (Rebeca e Jacó nunca mais se encontraram). Nas batalhas da vida, não devemos agir por conta própria. Precisamos ouvir e receber as orientações de Deus.Subsídio do Professor: Russell Shedd: “Parece que Rebeca depositava tanta confiança na palavra de promessa [Gn 25.23] que nem temia a eventualidade da maldição, nem admitia como ação repreensível, o emprego do engano com propósito de desviar para Jacó a bênção de Isaque. Impulsionada por sua parcialidade para com Jacó, ela não descansara na providência divina.”

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 02 – Um Homem de Fé e Coragem

EU ENSINEI QUE:

Desde o ventre, Esaú e Jacó lutavam um com o outro e que, conforme os anos se passaram, essa rivalidade só aumentou.

2- Uma Nova Etapa

Com medo do seu irmão, Jacó foge para Padã-Harã. Nesta nova fase da vida, tomamos conhecimento, a partir do capítulo 28 de Gênesis, de como a disciplina de Deus transformou e aperfeiçoou o seu caráter.

2.1. Deus está neste lugar. Durante a viagem, numa noite, Deus se revela a Jacó em sonho [Gn 28.12-16]. A promessa feita a Abraão e Isaque agora é proferida por Deus a Jacó. Da mesma forma que agiu com seus antepassados, isto é, estabelecendo uma aliança, Deus assim procedeu com Jacó [Gn 28.13-15]. O impacto da presença de Deus foi tão grande na vida de Jacó que ele ergueu uma coluna e fez um voto. Ainda hoje, Deus quer se relacionar com o ser humano. Devemos desejar ardentemente que Ele seja o nosso alicerce durante a jornada da vida. Não há como prosseguir se o Senhor não for o nosso Deus [Gn 28.21]. Mesmo que os dias sejam escuros, Ele é a nossa luz [Sl 119.105].Subsídio do Professor: Comentando a passagem bíblica de Gênesis 28.10-22, Derek Kidner afirmou: “Esta é uma suprema demonstração da graça divina, não procurada e incondicional. Não procurada porque Jacó não era nenhum peregrino ou pródigo de regresso, e, contudo, Deus saiu ao encontro dele, com Seu séquito de anjos e tudo, tomando-o totalmente de surpresa. Incondicional, pois não houve uma palavra de recriminação ou de exigência; somente uma torrente de garantias fluindo do foco central: “Eu sou o Senhor”.”

2.2. Servir por amor. Ao chegar ao poço de Harã, uma linda história de amor começa a ser escrita. Jacó encontra-se com Raquel, sua linda prima. É possível que ele tenha causado nela uma forte impressão, pois removeu sozinho a pedra que estava sobre a boca do poço [Gn 29.10]. Labão, seu tio, lhe oferece hospedagem e, mais à frente, lhe pergunta qual é o salário que gostaria de receber pelo seu trabalho [Gn 29.15]. A resposta é: Raquel. Labão concordou com a proposta. Jacó se casaria com Raquel em troca de sete anos de serviço. No entanto, aqueles anos, para ele, pareceram poucos dias, porque a amava muito [Gn 29.20]. É exatamente dessa forma que devemos servir ao Senhor Deus: por amor [Mt 22.37-39].

Subsídio do Professor: Quando servimos a Deus por amor, manifestamos nossa gratidão Àquele que, por amor, se entregou por nós voluntariamente e nos deu vida abundante [Jo 3.16; 10.10]. A recomendação do salmista é que sirvamos ao Senhor com alegria e que nos apresentemos diante dEle com canto [Sl 100.2], pois o Senhor é bom e eterna a Sua misericórdia [Sl 100.5].

2.3. A lei da semeadura. No prazo acertado, Jacó solicitou que Labão cumprisse o combinado [Gn 29.21]. No entanto, Labão não lhe deu como esposa Raquel, mas, sim, Léia [Gn 29.23]. Porém, Jacó só percebeu pela manhã [Gn 29.25]. Toda pessoa colhe o que plantou. O nosso Deus não se deixa escarnecer [Gl 6.7]. Jacó semeou trapaça e mentira [Gn 27.6-13, 20, 24]. Portanto, não poderia colher diferente. Labão, seu sogro, agiu astutamente e ganhou de Jacó quatorze anos de serviço por suas filhas. Ainda hoje, a Igreja deve estar atenta a este princípio. Aquele que semeia na sua carne satisfaz e agrada a si mesmo [Gl 6.8; Rm 15.1-3], o que resulta em morte [Rm 6.23]. Aquele que semeia no Espírito obedece ao Espírito Santo [Rm 8.14].Subsídio do Professor: Comentando o capítulo 6 de Gálatas, F. Roy Coad afirma: “É significativo que a exortação à semeadura e colheita apareça no centro desse texto, flanqueada dos dois lados por instruções acerca da bondade prática e do fazer bem aos necessitados. Não podemos limitar o seu significado a só esse aspecto da vida cristã, mas, colocado como está, liga o “semear para o Espírito” de maneira inseparável e para sempre à expressão prática da misericórdia e da bondade cristã.”

EU ENSINEI QUE:

A disciplina de Deus transformou e aperfeiçoou o caráter de Jacó.

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 02 – Um Homem de Fé e Coragem

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

EBD Adultos CPAD

EBD Adultos Betel

EBD Jovens CPAD

EBD Jovens Betel

EBD ADOLESCENTES

BÍBLIA ONLINE

             ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO CLICANDO AQUI

Comentários