Lição 01: Profetas Menores: Grandes Mensagens em Pequenos Textos | EBD – Jovens | 3º Trimestre De 2021

EBD | 3° Trimestre De 2021 | CPAD – Jovens | Tema: O CUIDADO DE DEUS COM O CORPO DE CRISTO – Lições da Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios para os nossos Dias | Lição 01: Profetas Menores: Grandes Mensagens em Pequenos Textos

Objetivos

MOSTRAR a importância dos profetas para o povo de Israel no Antigo Testamento;
REFLETIR a respeito dos propósitos da profecia bíblica na comunicação da vontade de Deus ao seu povo;
COMPREENDER a profundidade das mensagens registradas pelos profetas menores.

TEXTO DO DIA

“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”  (2 Pe 1.21)

SÍNTESE

Os profetas eram homens piedosos; em épocas de crise e corrupção generalizadas, eles foram o recurso emergencial de Deus para despertar o seu povo.

Agenda de leitura

SEGUNDA – 1 Sm 3.1 A palavra do Senhor deve ser estimada

TERÇA – Os 4.6 A falta de conhecimento conduz o povo à destruição

QUARTA – Mq 3.8,9 Movido pela força do Espírito o profeta anunciava o juízo

QUINTA – Pv 29.18 Sem profecia o povo se corrompe

SEXTA – Jr 2.1A profecia era entregue de acordo com a Palavra do Senhor

SÁBADO – 1 Ts 5.20 Não podemos desprezar as profecias

INTERAÇÃO

Prezado(a) professor (a), graças a Deus por mais um trimestre de estudos da Palavra de Deus. Em geral, ao iniciarmos um novo trimestre, o nosso ânimo parece renovar-se, contudo pedimos a Deus que esta disposição e alegria perdurem em seu coração por todo o trimestre.

Inicie a primeira aula apresentando o tema geral das Lições Bíblicas de Jovens. Diga que serão estudados os livros dos profetas menores; homens profundamente piedosos que em época de crise e corrupção generalizadas, foram o recurso emergencial de Deus para despertar o seu povo.

O comentarista das lições é o pastor Israel Trota. Ele serve ao Senhor na Assembleia de Deus em Bonsucesso – RJ.  É mestre em Teologia Sistemática-Pastoral pela PUC-Rio. Também é Capelão da Marinha do Brasil. Que o Todo-Poderoso utilize cada lição para a edificação de sua vida e de seus alunos.

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Orientação Pedagógica

Professor(a), para essa primeira aula sugerimos que seja feito um esboço geral a respeito da divisão dos livros dos profetas menores. Reproduza o esquema abaixo no quadro ou tire cópias para os alunos. Utilize-o na introdução da aula.

DIVISÃOPRÉ-EXÍLICOS (ANTES DO EXÍLIO BABILÔNICO)PÓS-EXÍLICOS (DEPOIS DO EXÍLIO BABILÔNICO
PROFETAS PRÉ-EXÍLICOSOSEIAS, JOEL, AMÓS, OBADIAS, JONAS,MIQUEIAS, NAUM, HABACUQUE E SOFONIAS
PROFETAS PÓS-EXÍLICOSAGEU, ZACARIAS E MALAQUIAS
LIVROS COM MENSAGENSVOLTADAS AO REINO DE JUDÁJOEL, MIQUEIAS, HABACUQUE E SOFONIAS
LIVROS COM MENSAGENSVOLTADAS PARA O REINO DE ISRAELJONAS, NAUM E OBADIAS
LIVROS COM MENSAGENSVOLTADAS ÀS NAÇÕESAMÓS E OSEIAS
LIVROS COM MENSAGENSVOLTADAS AOS JUDEUS PÓS-EXÍLIOAGEU, ZACARIAS E MALAQUIAS

Texto bíblico

2 Pedro 1.19-21

19     E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração.

20    Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;

21     Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

INTRODUÇÃO

Grande parte da revelação bíblica do Antigo Testamento foi entregue ao povo de Deus em forma de profecia (Hb 1.1) e sem o dom profético, o povo se corrompia (Pv 29.18). Os profetas possuíam um papel vital na comunicação do plano divino para Israel. Em sua natureza, a profecia era vivaz e alarmante. Às vezes, era exemplificada por meio de atos simbólicos e a finalidade era despertar o povo.

Em uma época em que o cânon bíblico não estava completo e a revelação de Deus estava em pleno desenvolvimento histórico, os profetas representavam a voz de Deus na Terra (Mt 5.17,18). Foram os pregadores da justiça e profetizaram a respeito dos seguintes temas: Justiça social, o verdadeiro culto ao Senhor, a retribuição divina, a importância da família e muitos outros temas atuais e fundamentais para nossa edificação. Os profetas menores apresentaram grandes mensagens em pequenos textos.

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I. O MINISTÉRIO PROFÉTICO NO ANTIGO TESTAMENTO

1. O ofício profético.

No Antigo Testamento, a palavra hebraica mais empregada para “profeta” é na bi, cujo significado é “proferir, anunciar uma mensagem”. O profeta era um porta-voz, um embaixador de Deus entre os homens. Um contraste nítido entre o sacerdote e o profeta podia ser facilmente identificado: Enquanto o sacerdote era um representante do povo diante de Deus, o profeta representava Deus diante do povo, era identificado como “o homem de Deus” (Dt 33.1; 1 Rs 13.1; 2 Rs 4.9).

A voz dos profetas era a voz de Deus. Eles falavam em nome do Criador, geralmente por meio da célebre frase: “Assim diz o Senhor”. Deus havia condenado as práticas adivinhatórias cananitas (Dt 18.9-14), mas permitiu que os profetas fossem consultados (1 Sm 9.9). Por quê? Não se tratava de uma consulta meramente movida por adivinhação futurística, mas de instrução prática para uma vida santa. Deus se preocupa conosco e deseja nos orientar para que vivamos segundo sua vontade, que é sempre boa, perfeita e agradável (Rm 12.2).

2. Quando surgia um profeta?

O cenário da apostasia era um terreno fértil para o surgimento ministerial de um profeta. Em tempos de injustiça social, corrupção sacerdotal, impiedade da realeza e paganismo religioso, quando a decadência moral e espiritual prevalecia, Deus se manifestava entre o povo, vocacionando seus profetas. No Antigo Testamento é possível percebermos que a religião judaica se tornou demasiadamente ritualística (Mq 6.6-8). Os profetas denunciavam a hipocrisia e a religiosidade aparente.

Pregavam um arrependimento sincero, marcado por demonstrações autênticas de um profundo quebrantamento pessoal (Os 6.1; Jl 2.12,13; Zc 1.3,4). Eles eram o recurso emergencial de Deus. Precisamos ter a certeza em nossos corações que nas crises da vida jamais seremos abandonados por Deus. O nosso socorro vem dEle (Sl 121). Ele está constantemente trabalhando em favor do seu povo, até mesmo quando estamos dormindo, Deus está agindo (Sl 127.2).

3. A difícil missão do profeta.

Como “um homem entre os homens” poderia carregar para si a responsabilidade de ser porta-voz de Deus? É por isso que os profetas relutavam diante desta chamada (Êx 3.11; Is 6.5-8; Jr 1.6). O encargo era demasiadamente pesado, entretanto, a glória da revelação atraía-os de tal modo que não conseguiam se esquivar deste ministério. Eles eram homens profundamente piedosos.

A devoção se permutava com a coragem na consecução do propósito de denunciar, exortar, condenar e consolar suas gerações. Deus, em sua Onisciência, escolhia os “valentes” certos para combater o bom combate (Am 7.14; Os 12.10; 1 Co 1.27). Os profetas do Antigo Testamento não se calavam diante das adversidades. Foram perseguidos e sofreram retaliações, mas continuaram defendendo a verdade de Deus. Não se impressionaram com o poder dos reis e nem se fascinaram com a riqueza dos homens.

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II. QUEM ERAM OS PROFETAS

1. Chamados por Deus.

Um ministério profético começava com a experiência da vocação divina (Am 7.14,15). Não existia “autocandidatura”, mas “candidatura do alto”. Era Deus quem levantava e escolhia seus profetas (Os 1.1; Jl 1.1; Jn 1.1). Enquanto o homem baseava-se na aparência para fazer suas escolhas, Deus se valia de questões interiores, não observáveis e não palpáveis (1 Sm 16.7).

Os profetas foram chamados por Deus e inspirados pelo Espírito Santo para registrarem suas profecias (Zc 7.7; 2 Tm 3.16; 2 Pd 1.19-21). Esse ministério de caráter urgente fazia parte da atuação dinâmica de Deus entre o seu povo. Enquanto apenas alguns poderiam chegar à realeza e ao sacerdócio, todos poderiam profetizar independente da profissão, do gênero ou da idade, se fossem chamados por Deus.

O ministério profético era mais dinâmico que os demais. A impiedade de vida era o único fator excludente deste ministério. Há pessoas que desejam ser usadas por Deus, mas não conseguem abrir mão da impiedade. Para servir a Deus é preciso negar a si mesmo (Lc 9.23,24). A questão principal não é o quanto queremos ser usados, mas o quanto estamos dispostos a renunciar. Somente assim, seremos separados por Deus para uma função especial.

2. Os intérpretes da religião judaica.

Embora não fossem regulamentados pela Lei, isto não quer dizer que os profetas fossem contrários à ela, o instrumento judaico normatizador.  Pelo contrário, é possível percebermos que a mensagem deles possuía um alinhamento profundo com a Torá (Os 14.1,2). Os profetas atuavam para resgatar os princípios da Aliança de Deus com seu povo, mandamentos que estavam sendo esquecidos e negligenciados no decurso da história (Sf 3.3,4; Zc 7.12). Eles conseguiam enxergar a essência da revelação divina.

Enquanto os homens facilmente se prendiam às regras, os profetas enxergavam o âmago dos princípios que sustentavam as leis. No Novo Testamento, Cristo agiu assim. Os profetas foram os intérpretes da religião judaica. Desenvolveram ideias teológicas com maturidade crescente e demonstraram percepções profundas pelo poder do Espírito de Deus.

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