Lição 4: O Amor de Deus Betel Adulto | 2° Trimestre De 2021
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16
Porque Deus é amor, somente é possível amar como a Bíblia revela se formos nascidos de novo e nos relacionarmos com Deus.
Mostrar a essência do amor de Deus.
Falar que o amor de Deus se revelou por meio de Jesus.
Ressaltar que o amor de Deus é único.
7. Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é caridade.
9. Nisto se manifestou a caridade de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
10. Nisto está a caridade: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
16. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus nos
[14:20, 16/04/2021] Evandro: tem. Deus é caridade; e quem está em caridade, está em Deus, e Deus, nele.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA / Sl 36.7
Quão precioso é o constante amor de Deus.
TERÇA / Sl 136.1
O amor de Deus dura para sempre.
QUARTA / Rm 5.8
Deus prova Seu amor para conosco em Cristo.
QUINTA / Rm 8.38-39
Nada poderá nos separar do amor de Deus.
SEXTA / Ef 2.4-5
Deus é riquíssimo em misericórdia e amor.
SÁBADO / 1Jo 3.1
Quão grande amor nos concedeu o Pai.
HINOS SUGERIDOS
35, 52, 396
MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore para que nada venha nos separar desse amor que nos resgatou da perdição eterna.
EBD Betel - Lição 4: O Amor de Deus Betel Adulto | 2° Trimestre De 2021 Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras
ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1. O amor é a essência da natureza de Deus
2. O amor de Deus se revelou no Filho
3. O amor de Deus é singular
Conclusão
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos sobre o amor do qual não é possível chegar ao pleno entendimento: “Muito além do nosso entendimento, alto mais que todo o pensamento, glorioso em seu sublime intento, é o amor de Deus sem par” Harpa Cristã 396.
PONTO DE PARTIDA
Deus nos ama de forma incondicional.
1. O amor é a essência da natureza de Deus
O amor de Deus, fazendo parte da sua essência, não está acima dos seus outros atributos, o Senhor não é mais amoroso, bondoso do que é justo. O amor de Deus, sendo a Sua essência, não tem forma, não se mede, não se pesa, não se quantifica. Deus amou o mundo de “tal” maneira. Nenhuma palavra caberia para descrevê-lo. O amor de Deus é conhecido, no idioma grego, por amor “Ágape”.
1.1. Deus é o próprio amor. Ele é a própria substância, a plenitude e a totalidade do amor: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” [1Jo 4.8]. Aqui não fala que o amor está em Deus e sim que Deus é amor. Assim, não é possível estabelecer uma separação entre Deus e amor, porque é a Sua própria essência. Quando o amor está numa pessoa, ela poderá perdê-lo, mas quem é o próprio amor jamais perde. O amor de Deus é o bálsamo que alivia qualquer sofrimento. O apóstolo do amor, João, nos admoesta a demonstrar amor pela razão que o amor é a própria natureza de Deus. “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” [1Jo 4.7]. Ninguém consegue esgotar uma explicação sobre o amor de Deus.
Subsídio do Professor:
O amor de Deus foi determinante para o projeto de resgate do ser humano. O amor incondicional que proveu um sacrifício perfeito para satisfazer a justiça de Deus e chamar a humanidade para a reconciliação com Deus. O amor é a base de tudo, inclusive da graça e da misericórdia. Só o amor de Deus poderia implantar a graça e a misericórdia para quem não merece. Quem não tem amor não concede benefícios de tamanha magnitude.
1.2. Deus é a fonte inesgotável de amor. Nessa fonte só jorra amor ágape que transcende tudo, é o amor sem interesse e sem explicação. O amor ágape é um mistério de Deus que ninguém nunca conseguiu nem conseguirá explicar essa fonte perene e inesgotável. Nessa fonte só jorra amor verdadeiro, amor sem misturas, sem contaminações, amor genuíno e puro, amor sem fingimento [Rm 12.9]. O amor de Deus se revela com muita propriedade na graça e na misericórdia. O amor de Deus supera todas as nossas expectativas, ao ponto de ficarmos espantados quando se fala que temos que amar assim como Deus nos amou, porque somos infinitamente pequenos diante da majestade de Deus. O ser humano não alcança e não consegue mergulhar por completo nessa fonte chamada amor de Deus, por causa do egoísmo. Parece que o ser humano usa o amor pensando no retorno, naquilo que poderá ser retribuído ou para sua própria glória.
Subsídio do Professor: “Grande amor! Amor de Deus! Enche a terra e enche os céus! Grande amor! Amor que abrange a todo o mundo e atinge a mim!” Hino da Harpa Cristã 396. Amor não se divide, amor é único. Você ama o seu filho intensamente, ninguém pega um amor e divide em vários módulos para amar um pouquinho cada um. Assim foi Deus: amou a todos igualmente. O amor é total, não é partido nem dividido, nem subtraído de um para o outro. Deus é a fonte de amor que não seca, quanto mais tira, mais jorra. Felizes são aqueles que podem gozar, usufruir e viver esse amor (Deus).
1.3. Modos de Deus demonstrar o Seu amor. Como amigo: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” [Jo 15.13]; como Pai: “Vede quão grande caridade nos concedeu o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a ele.” [1Jo 3.1]; mais do que amor de mãe: “Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti.” [Is 49.15]; mais do que amor de pai: “E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhes pedirem? [Mt 7.9-11].
Subsídio do Professor: Deus é amor e a natureza do amor é conhecer e ser conhecido. O desejo de Deus é que todos possam experimentar esse amor, para tanto Ele tem Se revelado ao longo da história e alcançou o ápice da revelação de Seu imensurável amor na pessoa de Jesus Cristo vindo ao mundo. Amor não pode ser definido como só o sentimento de querer o bem de outra pessoa, seria muito fácil só querer o bem, mas se não traduzir em atitudes e benefícios, não será ou não terá nenhuma utilidade.
EU ENSINEI QUE:
O amor de Deus não tem forma, não se mede, não se pesa, não se quantifica. Deus amou o mundo de “tal” maneira. Nenhuma palavra pode descrever o amor de Deus.
EBD Betel - Lição 4: O Amor de Deus Betel Adulto | 2° Trimestre De 2021 Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras
Saiba mais :
LIÇÃO 01: Deus se revelou à humanidade
LIÇÃO 02: Conhecendo os Atributos de Deus
2. O amor de Deus se revelou no Filho
A revelação suprema, a manifestação total do amor de Deus por nós é Jesus Cristo. Portanto, o sacrifício de Jesus na cruz do Calvário é o efeito maior do amor de Deus por todos, porque essa é a maior prova do imenso e sem medida amor de Deus, que é incomparável, insubstituível e ilimitado.
2.1. Deus doou o Seu Filho Unigênito. O versículo, que é o texto áureo da Bíblia, define bem como Deus expressou Seu amor nós: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê
não pereça, mas tenha a vida eterna.” [Jo 3.16]. O amor não é só sentimento, como definem muitos dicionários da língua portuguesa. O amor, acima de sentimento, é atitude. Se Deus tivesse apenas tido o sentimento de amor e não tivesse tido a atitude de doar o Seu Filho, não teria nenhum valor. Não adianta falar que ama se não faz nada para demonstrar esse amor. Para nada serve um amor que não tem atitudes que o confirmem. Falar que ama, só de boca, qualquer um pode fazer.
Subsídio do Professor: Foi o amor de Deus que originou o plano da salvação, e, sem esse amor, Jesus jamais teria morrido na cruz do Calvário para resgatar o ser humano do poder do pecado e da morte: “Nisto se manifestou a caridade de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.” [1Jo 4.9].
2.2. Deus nos amou primeiro. “Nós o amamos, porque ele nos amou primeiro.” [1Jo 4.19]; “Nisto está a caridade: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.” [1Jo 4.10]; “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).” [Ef 2.4-5]. O Evangelho de Jesus está todo baseado e fundamentado no amor. O amor é o maior princípio e a maior base de sustentação da salvação.
Subsídio do Professor: “Fez um sacrifício infinito, dum valor imenso, inaudito, dando-nos o Filho Seu bendito, calculei o amor de Deus!” Hino da Harpa Cristã 396. O amor do ser humano pode ser fingido, por interesses, sempre esperando uma contrapartida, mas o amor de Deus é cristalino, sem misturas e interesses.
2.3. Deus nos amou incondicionalmente. O amor incondicional é um amor sem restrições ou condições, alguém que ama sempre, independentemente da situação em que estejamos, não importa quem você é, nem o que você faz ou já fez. Ele nos amou no lamaçal do pecado e nos trouxe para a Sua maravilhosa luz. O amor indescritível, indestrutível, amor infinito, que ninguém tira, ninguém apaga, jamais acaba ou falha [1Co 13.8a; Rm 5.8].
Subsídio do Professor: O amor incondicional de Deus não é porque somos merecedores, mas é porque o seu amor ultrapassa barreiras. O amor sacrificial que custou o Seu próprio Filho. Paulo reconhece e fica admirado pelo amor incondicional e sacrificial de Deus. “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós” [Rm 8.32]. Ilustrando: o amor sacrificial e incondicional é quando você corta em
[14:22, 16/04/2021] Evandro: si mesmo para favorecer outra pessoa. Corta na sua pele e rasga o seu coração. É quando você tira o melhor que tem e oferece em sacrifício para restaurar alguém que poderá nunca reconhecer o que foi feito em seu favor. O amor de Deus foi derramado para todos, sem exceção, Ele não fez e nem faz acepção de pessoas, mas quantos não vão reconhecer e não obterão a salvação?
EU ENSINEI QUE:
O sacrifício de Jesus na cruz do Calvário é o efeito maior do amor de Deus por todos, porque essa é a maior prova do imenso e sem medida amor de Deus.
SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO CLICANDO AQUI
Comentários
Enviar um comentário